domingo, 16 de junho de 2013

INGESTÃO DE ALIMENTOS CALÓRICOS NO INVERNO-SUBSTITUIÇÕES SAUDÁVEIS

O inverno contribui demasiadamente, para que a pessoa consuma mais alimentos calóricos, pois o metabolismo se torna mais acelerado, e necessitamos com as baixas temperaturas, de saciedade e elevação do termo gênese corporal.
O aumento de alimentos que contém altos índices de carboidratos simples, como fondue, chocolate quente, sopas cremosas, pratos que contenham gorduras saturadas, são ingeridos de forma constante nesta época, contribuindo para ao aumento de peso e ultrapassar a dieta na qual esta seguindo, desta maneira, destruindo com seus objetivos.
Para que isso não ocorra, podemos nos deliciar com alimentos que proporcionem aos nossos corpos, temperaturas favoráveis para enfrentar os dias frios, com substituições saudáveis que ainda auxiliam na sua boa forma física, implementando em sua dieta.
No frio também. a tendência é tomar menos água.portanto,a ingestão de chás,não são substitutos do nosso bem universal,mas podem ser inseridos no seu dia- a dia.

Algumas dicas inteligentes, citadas logo abaixo:



Troque aquelas sopas com muito creme, que contem frangos ou carnes com gorduras, por sopas com hortaliças e verduras, que aquecem na mesma intensidade, e ainda, têm baixas calorias e são ricos em vitaminas e minerais antioxidantes, substituindo os cremes de leite por fibras solúveis. como é o exemplo do farelo de trigo e aveia.E nada das torradinhas e queijos para acompanhar !



O chocolate quente com chantilly, realmente é uma tentação, principalmente no inverno. Porem,podemos substituí-lo por algumas bebidas quentes como o chá.que alem de termogênicos,contribui para sua imunidade fisiológica.Se não resistir aos chocolates,que tal comprar algum diet., e tomá-lo com leite desnatado?É uma ótima opção, com menos calorias.



Fondue são um deleite a nossa percepção e paladar, porém, os acompanhamentos como embutidos e o queijo derretido, possui altos índice de gorduras e sódio, contribuindo para o acúmulo de adiposidade abdominal. O correto é evitá-lo,porem,podemos preparar um fondue de chocolate com leite desnatado e chocolate diet., e sirva com frutas frescas da estação. Se preferir, substitua as frutas por legumes como cenoura, pepino, cogumelos, entre outros.



Carnes gordurosas, com muito molho como rabada, contribuem para seu índice de colesterol ser elevado. Escolha as carnes magras, como frango e peixe. E prepare-os assados, cozidos ou grelhados,acompanhados com saladas,regados com azeite de oliva! Nada de frituras,!

Bombom de alfarroba: a alfarroba é uma semente e pode substituir o chocolate normal, inclusive tem aparência semelhante. O melhor é que a alfarroba não tem lactose nem açúcar e é rica em vitaminas do complexo B, que ativam o sistema nervoso central e ajuda na concentração



CULINÁRIA TRADICIONALISTA

No sul do país, a tendência principalmente nesta época do ano, é a criação de pratos típicos altamente calóricos, inspirados nas festas que ocorrem neste período. como o caso da FESTA NACIONAL DO PINHÃO,que acontece aqui em Lages,e os excessos por parte dos lageanos e turistas,são demonstrados em cada barraca e restaurantes ao longo do parque de exposições conta dinheiro.
Quando você percorre pelas as adjacências, é um deleite sentir o cheiro dos alimentos típicos como a paçoca de pinhão, ponche e entrevero, sendo impossível seu paladar não salivar e você atacar um enorme prato dos mesmos. Para aproveitar,tente procurar outros alimentos mais saudáveis .o que pode não ser difícil,ou se não resistir,divida com seu amigo e como pequenas porções como degustação!Assim você mata a vontade, mais não come exageradamente. Cuidado com o álcool em excesso,seus ganhos dos treinos da semana inteira,dieta e se estiver suplementando ,irão água abaixo!Cuidado para não se deslumbrar com algo passageiro, em que após a festa, o resultado dos limites ultrapassados, será explicitado no seu corpo!Depois não reclame que não alcançou seu objetivo heim!

PINHÃO!
A árvore do pinheiro, a “araucária angustifolia”, já foi encontrada em abundância nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A extração indiscriminada da madeira reduziu consideravelmente esta árvore de nosso território.
A pinha, fruto do pinheiro, contém a semente, o pinhão, cuja polpa comestível é formada basicamente de amido, rica em proteinas, cálcio, ferro, gordura e vitaminas, sendo que cada semente contém 22 calorias.
A maior responsável pela plantação do pinheiro é a gralha azul, sendo capaz de “plantar” 3.000 pinheiros por hectare, enterrando o pinhão em lugares húmidos, nos campos de vegetação rasteira onde formam-se capões de pinheiros, graças à gralha azul que, infelizmente, é uma ave quase extinta.
Cozido, assado ou adicionado a vária composições culinárias, o pinhão tem sabor inigualável e é apreciado por muitos. Apresento aqui a paçoca de pinhão, prato típico da culinária serrana catarinense.




Valores nutricionais do pinhão (cozido, porção de 100g)
Calorias: 174 kcal
Proteínas: 3 g
Gorduras: 0,7 g
Carboidratos: 43,9 g
Fibra alimentar: 15,9 g
Cálcio: 16 mg
Magnésio: 53 mg
Fósforo: 166 mg
Ferro: 0,8 mg
Potássio: 727 mg

Um excelente alimento para nutrição cerebral, pois nutrientes como o zinco e vitaminas do complexo B, ajudam a nutrir as células do nosso sistema nervoso central, auxiliando na memória e raciocínio rápido. Consumindo de 6 a 10 unidades de pinhão ao dia, garantimos a quantidade mínima exigida destas vitaminas e minerais.CONSUMA COM MODERAÇÃO,E CUIDADO COM OS ACOMPANHAMENTOS!

Festa do pinhão =dieta jogada fora+evasão nas academias +álcool em demasia!Depois não reclamem que não alcançam seus objetivos. ou aquele suplemento e treino não funcionam...devemos.aproveitar a vida,mas de forma saudável e mantendo o foco em um dos 2:festa
Ou estilo de vida saudável..os 2 juntos nunca funcionaram!!!Cuidado com os excessos na festa do pinhão e saiba aproveitar sem percas e ações catabolizadoras para
Seu corpo  seu físico agradece
DICA IMPORTANTE:
Não deixe a preguiça dominar seu corpo e mente, pratique exercícios físicos e de continuidade aos seus treinos, pois nessa época do ano, o organismo, principalmente, a musculatura esquelética, converte a energia dos alimentos em movimento e calor. Os movimentos servem para locomover o corpo nas diversas atividades diárias enquanto o calor, nessa situação, tem a função de auxiliar na manutenção da temperatura corporal. "Um exemplo clássico dessa tentativa de manter a temperatura corporal em dias frios são os tremores, nos quais os músculos produzem calor à custa da energia dos alimentos, aumentando o gasto calórico
Se o seu objetivo é aumentar a intensidade dos exercícios, o inverno pode ser uma boa época para isso, uma vez que a troca de calor com o meio ambiente ocorre com mais facilidade, a desidratação e o desgaste físico ficam atenuados que possibilita um esforço adicional. "Nesses casos, o aquecimento é fundamental para preparar o organismo para o esforço. Vale ressaltar que, pelo fato do organismo gastar mais calorias em clima frio, a fome também aumenta e há uma tendência das pessoas comerem mais para compensarem o gasto calórico aumentado. Assim, a pessoa que objetiva emagrecer deve controlar seus anseios a fim de equilibrar ingestão e gasto calórico"
Fato é que devemos manter a pratica de exercícios físicos no ano inteiro, e não deixar para perto do verão, com busca de recursos perigosos para emagrecer em pouco tempo ou hipertrofiar. Manter um estilo de vida adequado e seguir seu planejamento correto .dieta+treino+descanso+suplementação,te auxiliaram ao ápice do sucesso!

MENTE FORTE CONSTRÓI MÚSCULOS FORTES
BONS TREINOS E FOCO!

AUTORA:NAIRA FAVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário